Técnico em Eletrotécnica

Técnico em Eletrotécnica

Controle e Processos Industriais

Presencial

Concomitante e Subsequente

Ranieri Gonçalves

O curso Técnico de Mecânica visa preparar profissionais com um novo perfil de saberfazer com técnica, fazendo ele mesmo, utilizando e integrando o conhecimento teórico com a prática, dentro do contexto real da demanda do mercado de trabalho, habilitando o profissional para desenvolver sua atividade na área de mecânica.

Habilitação, Qualificação e Especialização

Qualificação: Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio:
INSTALADOR DE SISTEMAS ELETRICOS INDUSTRIAIS

Carga Horária: 780 h
Estágio Sup. Curricular: 200 h
Total: 980 h

Habilitação: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio:
TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

Carga Horária: 1200 h
Estágio Sup. Curricular: 300 h
Total: 1.500 h

Objetivos Específicos

O curso Técnico de Mecânica visa preparar profissionais com um novo perfil de saber fazer com técnica, fazendo ele mesmo, utilizando e integrando o conhecimento teórico com a prática, dentro do contexto real da demanda do mercado de trabalho, habilitando o profissional para desenvolver sua atividade na área de mecânica

Objetivos Específicos
Ao final do Curso TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA o aluno será capaz de:
✓ Formar profissionais com capacidade de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho;
✓ Dominar os princípios básicos que norteiam a eletro-eletrônica, articulando esses conhecimentos com as normas técnicas afins à segurança do trabalho, à saúde e ao meio ambiente;
✓ Operar equipamentos eletro-eletrônicos;
✓ Realizar medições eletro-eletrônicas em instalações elétricas, utilizando corretamente os equipamentos de medições;
✓ Utilizar equipamentos e materiais eletro-eletrônicos na execução e manutenção de instalações e equipamentos, aplicando corretamente manuais e catálogos;
✓ Elaborar projetos de instalações de acordo com os limites permitidos para o técnico de nível médio;
✓ Planejar, executar e gerenciar a manutenção de instalações e equipamentos eletroeletrônicos.
✓ Qualificar cidadãos para atuarem em empresas e indústrias realizando operações, instalações, inspeções de equipamentos elétricos, manutenção em sistemas elétricos e prestação de serviços;

Perfil Profissional de Conclusão

O Técnico de Nível Médio subsequente/concomitante em Eletrotécnica deverá apresentar um conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidades que permitam a sua atuação na indústria, tendo uma sólida e avançada formação científica e tecnológica, preparado para absorver novos conhecimentos. De modo geral, os egressos do curso devem ter iniciativa e responsabilidade, exercer liderança, saber trabalhar em equipe e ser criativo.

O Técnico em Eletrotécnica será habilitado para:
✓ Planejar, controlar e executar a instalação e a manutenção de sistemas e instalações elétricas industriais, prediais e residenciais, considerando as normas, os padrões e os requisitos técnicos de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.
✓ Elaborar e desenvolver projetos de instalações elétricas industriais, prediais e residenciais, sistemas de acionamentos elétricos e de automação industrial e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações.
✓ Aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas.
✓ Elaborar e desenvolver programação e parametrização de sistemas de acionamentos eletrônicos industriais.
✓ Planejar e executar instalação e manutenção de sistemas de aterramento e de descargas atmosféricas em edificações residenciais, comerciais e industriais. Reconhecer tecnologias inovadoras presentes no segmento visando a atender às transformações digitais na sociedade.

Organização Curricular

O Curso Técnico em Eletrotécnica está organizado por módulos e disciplinas que consolidam uma formação do aluno com vistas ao preparo para o mundo do trabalho, favorecendo o desenvolvimento das competências e habilidades relacionadas ao uso, com segurança e efetividade, da tecnologia para o desenvolvimento das práticas que envolvem a eletrotécnica.

Certificados e Diplomas Emitidos

Ao aluno concluinte do curso será conferido e expedido o diploma de Técnico em Eletrotécnica, satisfeitas as exigências relativas:
▪ Ao cumprimento do currículo previsto para habilitação;
▪ À apresentação do certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente.

O aluno que concluir com êxito os MÓDULO I e II + 200 h de Estágio (730 + 200 horas), receberá o Certificado de Qualificação Profissional Técnica de nível Médio ISTALADOR DE SISTEMAS ELÉTRICOS e ao concluir com êxito os MÓDULOS I, II e III + 300 h de Estágio (1200 + 300 horas), o aluno receberá o Diploma de TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA.

O Instituto Politécnico de Educação Profissional do Ceará (IPEPC) ficará responsável pela emissão dos diplomas, recebendo o concluinte a habilitação de Técnico em Eletrotécnica.

Notícias & Eventos

Acompanhe aqui tudo que acontece no IPEPC. Notícias e eventos importantes que ainda vão acontecer e que já aconteceram.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?